terça-feira, 13 de setembro de 2011

Não. Não me parece nada justo!!

Muito se tem falado dos cortes na saúde, na educação e na segurança social, embora todos sejam preocupantes aquele que me tira o sono é o que envolve a saúde….Toda a gente se queixava do SNS, mas o que é facto é o nosso sistema de saúde era dos melhores da Europa, mas era mesmo, principalmente porque que todas as pessoas, mas mesmo todas, tinham acesso ao mesmo, independentemente de estarem desempregados, ou empregados, terem altos ou baixos rendimentos, todos tinham acesso aos serviços. Ora isto em termos sociais era muito bom, mas obviamente em termos económicos mostrou-se catastrófico.

O SNS, conforme tem funcionado nos últimos trinta anos é um fardo muito pesado para um estado que por si só já é obeso. E se pensarmos bem percebemos que temos tido serviços gratuitos de saúde, descontamos todos os meses para o IRS (que depois nos é devolvido, uma parte cada vez menor, naquela a que chamávamos classe média, os que não recebiam era porque não tinham pago ou porque ganhavam muito dinheiro), descontamos para a segurança social (para o estado poder pagar pensões – hoje – porque não é com certeza para as nossas pensões, para termos direito a baixa médica – o que é isso perguntam alguns, para suportar as pensões sociais, o rendimento social de inserção, etc), então e a saúde….??? Pois, para a saúde não existe uma caixa, não existe um imposto, uma bolsa ou um seguro….

Então estes cortes na saúde, são justos?

Não! Não são justos! O que seria justo e aconselhável era uma remodelação do SNS, mas uma remodelação estrutural, que permitisse serviços de saúde a todos….quem tem condições e trabalho, paga o seu “seguro” (sim, um imposto adicional, mas que saberíamos à partida que era para financiar os serviços de saúde),  quem não tem e faz prova disso, paga o estado.

Agora, assim cortar indiscriminadamente, sem fazer alterações que permitam a viabilidade do sistema….Não, não me parece nada justo!!

2 comentários:

  1. Isso faz todo o sentido. Sabias que na Holanda é assim que funciona: dos seus rendimentos os cidadãos é que escolhem para onde querem contribuir para assegurar os seus cuidados de saúde e obviamente fazem-no consoante os montantes mais ou menos elevados que auferem. É muito mais justo e ninguém sai prejudicado. Não como aqui que paga sempre o "justo pelo pecador". Isto está negro e não é fácil manter a esperança...
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Sim, sei que Holanda é assim e é infinitamente mais justo...Vamos ver...eu ainda dou o benefício da dúvida a este governo, esperar para ver...mas não vai ser fácil, já não está a ser fácil...depois de pagas as contas resta...quase nada...Trabalho, só espero que vamos tendo trabalho.
    Bjs
    PS- fiquei contente por saber que as coisas se resolveram lá pelo teu trabalho...ufa ;))

    ResponderEliminar